Tipos de Acidente Vascular Cerebral

Existem diferentes tipos de AVC.

Acidente Vascular Cerebral Isquémico

O tipo de AVC mais comum é o que isquémico, no qual um coágulo (forma sólida do sangue) bloqueia uma artéria impedindo o fornecimento de sangue para o cérebro.

O AVC Isquémico pode ocorrer de duas formas:

- O coágulo é formado num vaso sanguíneo numa parte do corpo e é transportado na corrente sanguínea até ao cérebro (embolia cerebral).
- O coágulo é formado em vasos sanguíneos que devido ao aumento das placas de gordura estreitam e bloqueiam a passagem (trombose cerebral).

Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico

O AVC hemorrágico, conhecido como derrame, acontece quando um vaso sanguíneo rebenta, causando além de uma hemorragia no cérebro, também a interrupção de fornecimento do sangue.

Pode ser provocado por uma hemorragia intra-cerebral, quando um vaso sanguíneo rebenta dentro do cérebro ou por uma hemorragia subacnóidea, quando o vaso sanguíneo sangra para a área entre o cérebro e o crânio (espaço subaracnoide).

Acidente Isquémico Transitório

O Acidente Isquémico Transitório (AIT), frequentemente designado como Mini-AVC, acontece quando a interrupção de fornecimento de sangue ao cérebro ocorre por um curto período de tempo. O bloqueio normalmente ocorre devido a um coágulo, que acaba por se dissolver ou mover, retornando o funcionamento normal.

Os sintomas aparecem temporariamente (duram alguns minutos ou horas) mas deve ser igualmente tratado como uma emergência. A parte afetada do cérebro durante esse período não recebe sangue suficiente e há risco de um AVC mais grave ocorrer.